sexta-feira, 20 de maio de 2016

Ovo de Páscoa de Churros;



Receita (I)

6 claras
6 gemas
6 colheres (sopa) de manteiga
2 xícaras de chá de açúcar refinado
1 xícara de chá de leite
4 xícaras de chá de farinha de trigo peneirada
4 colheres (sopa) de canela em pó
2 colheres (sopa) de fermento em pó
Doce de leite para rechear a gosto

Ovo:

100 g chocolate meio amargo
100 g chocolate ao leite
1 bolo de canela
Doce de leite para rechear a gosto
Formas para ovo de Páscoa

Calda base:

1 litro de água
135 g de açúcar
7 cravos
1 pau de canela
3 sementes de cardamomo abertas e amassadas

Preparo do bolo:

Em uma batedeira, bata as claras em neve e reserve.Em seguida, bata as gemas, a manteiga e o açúcar. Aos poucos, adicione o leite e a farinha de trigo e continue batendo. Acrescente a canela e o fermento.

Por último, adicione as claras em neve e mexa bem. Coloque a massa em uma forma untada e leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C até que, ao espetar um palito ou garfo, saia sem vestígios de massa.

Desenforme morno e após esfriar. Corte o bolo em 3 camadas. Coloque uma camada do bolo sobre o prato e recheie com doce de leite. Repita o procedimento mais uma vez. 

*Se preferir, pode usar saco de confeitar com bico pitanga.

Calda base:

Junte os ingredientes numa panela e deixe ferver em fogo alto, mexendo sempre, até engrossar. Retire a calda do fogo e deixe esfriar por 10 minutos antes de usar.

Ovo:

Em banho-maria, derreta o chocolate até que ele atinja 42°C. Retire do banho-maria e mexa sem parar até que o chocolate chegue a 32°C. Despeje o chocolate nas formas.

Coloque na geladeira por aproximadamente 10 minutos ou até que o chocolate se desgrude por completo da forma. Cubra o fundo do ovo com um pouco de doce de leite.

Coloque uma fatia do bolo cortada, pincele o bolo com a calda base e cubra com o doce de leite. Se couber, faça mais uma camada. Decore com doce de leite e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário