quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Pão de Queijo Francês / Gougère;



🔺Receita (I)

250 ml de água em temperatura ambiente
100 gramas de manteiga
1 pitada de sal
150 gramas de farinha de trigo tipo “A”
4 ovos em temperatura ambiente
100 gramas de gruyère ralado grosso
1 gema batida com um pouco de sal

Preparo;


Em uma panela que tenha fundo grosso, procure colocar a água, a manteiga e a pitada de sal levando ao fogo médio até ferver;

Depois disso é interessante se retirar a panela do fogo e se adicionar a farinha de trigo, misturando bem e voltar a panela novamente ao fogo, sempre mexendo sem parar, até que seque e desgrude das bordas da panela.

Depois disso procure desligar o fogo e adicione os 4 ovos um a um, sempre mexendo; Procure logo em seguida juntar o gruyère ralado grosso e misture.

Procure pegar uma colher de sopa, contando com porções de massa, e coloque em uma assadeira, esta que deverá estar untada com manteiga.

Procure pincelar as bolinhas com 1 gema batida e leve logo em seguida ao forno médio que deverá estar pré aquecido em 180 graus, por mais de 20 minutos. Logo em seguida retire do forno e sirva em seguida.

A receita do pão de queijo brasileiro é praticamente a mesma, bastando apenas se utilizar como item diferenciado o queijo ralado ou mussarela se preferir, que fica uma delícia.

Uma dica interessante é colocar temperos na massa, fica com um gosto maravilhoso e faz o maior sucesso para toda a família.


🔺Receita (II)


200 ml de água
1 colher (café) de sal
1 pitada de pimenta do reino branca
50 g de manteiga
150 g de farinha de trigo
100 g de queijo parmesão
3 ovos

Preparo;

Coloque em uma panela a água, a manteiga, a pimenta e o sal e leve ao fogo até ferver. Despeje toda farinha de trigo de uma vez e mexa até misturar bem.

Coloque a massa na batedeira e adicione o queijo e os ovos, um a um,
bata mais 6 minutos, até que a massa fique esbranquiçada. 

Coloque pequenas porções nas forminhas untadas e asse por 25 minutos em forno brando (200º)


🔺Receita (III)

½ xícara de água
½ xícara de leite
110g de manteiga ou margarina (meia xícara = 120 ml)
Boa pitada de sal (pus três pitadas e não ficou muito salgado)
1 xícara de farinha de trigo
4 ovos grandes
100g de queijo Gruyère ralado (ou uma xícara) e mais um pouco para polvilhar
1 pitada de pimenta do reino moída
1 pitada de noz-moscada ralada

Preparo;


Ligue o forno à 200ºC.Unte e enfarinhe um tabuleiro grande e deixe-o de lado. Numa panela grossa, leve ao fogo: a água, o leite, a manteiga e o sal e deixe aquecer até levantar fervura.

Apague o fogo e junte a farinha, mexendo vigorosamente. Volte a panela ao fogo, mexendo a massa, por mais três minutos. Retire do fogo e deixe que a massa amorne (deixei dois minutos).

Transfira-a para a tigela da batedeira e acrescente os ovos, um a um, batendo a cada adição para que incorporem bem à massa. Junte o gruyère ralado e misture-o; junte a pimenta e a noz moscada e misture outra vez.

Ponha a massa num saco de confeiteiro e faça pequenas bolas no tabuleiro preparado (deixando entre elas, um espacinho, como fazemos quando assamos o nosso pão de queijo).

Polvilhe o queijo reservado sobre elas e leve o tabuleiro ao forno, pré-aquecido, por mais ou menos 25 minutos (ou até que as bolinhas estejam douradas).

*Esses pãezinhos, depois que esfriarem podem ser congelados por três meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário