quinta-feira, 28 de maio de 2015

Feijoada de Sabado;



🔺Receita (I) *


1kg de feijão preto
200 g. de carne seca bovina (opcional)
500 g. de costela de porco salgada, ou defumada
3 pé de porco salgado
200 g. de rabo de porco salgado
100 g. de orelha de porco salgada
200 g. de lombo de porco defumado
100 g. de paio
100 g. de linguiça portuguesa
100 g. de língua de boi defumada
50 g. de bacon
200 g. de cebola picada (para o tempero do feijão)
100 g. de alho picado (para o tempero do feijão)
6 folhas de louro (para o tempero do feijão)
2 copos de suco de laranjas
1/4 de xícara de vodka ou aguardente

Preparo;


Limpar bem as carnes salgadas,por de molho em água por 24 horas, trocando-se a água três a quatro vezes durante este período.


Ferva as carnes salgadas em peças inteiras, durante mais ou menos 20 minutos em fogo forte, e jogue a água fora, pois nela está todo o excesso de gordura.

Coloque então as carnes para cozinhar de forma definitiva, já com o feijão, as folhas de louro, na seguinte ordem: carne seca, pé e orelha. 

Meia hora depois coloque a língua, o rabo e a costela, e após meia hora, coloque o lombo, a linguiça, o paio e o bacon, cuidando para tirar e jogar fora, durante todo o cozimento, a gordura que for subindo à superfície.

Em uma frigideira, doure bem a cebola e o alho em duas xícaras de óleo previamente aquecido, colocando na panela do cozimento, junto com as últimas carnes para cozinhar, retirando antes as metades das laranjas, que já cumpriram a sua missão de ajudar a cortar a gordura das carnes.

Junte o aguardente e o suco de laranja. Após duas horas comece a testar o grau de cozimento da carnes com o garfo, pois nem todas chegam ao grau de maciez ao mesmo tempo, retirando e reservando as que já estiverem no ponto. 

Quando todas as carnes e o feijão estiverem no ponto, retire e corte as carnes em pedaços pequenos para servir, voltando para a panela com o feijão e cozinhando por mais 10 a 15 minutos em fogo brando.

Sirva com:

-Farinha de mandioca torrada só passadinha na manteiga
-Arroz branco soltinho
-Molho de feijão apimentado
-Pãozinho de Inhame
-Laranja cortada em gomos ou cubos
-Caipivodga ou caipirinha


🔺Receita (II)

1 kg de feijão preto
350 g de carne seca magra
1 rabo de porco salgados
1 orelha de porco salgadas
150 g de lombo de porco defumado
3 folhas de louro
150 g de bacon
150 g de paio
250 g se linguiça calabresa
150 g de costelas de porco defumadas
2 colheres (sopa) de óleo
2 cebolas medias picadas
4 dentes de alho amassados
Sal e pimenta a gosto

Preparo;

Lave, escorra e deixe o feijão de molho na véspera, não deixe o feijão de molho por mais de 8 horas. Coloque também de molho a carne seca, os rabos, as orelhas e o lombo, colocando as carnes em vasilhas separadas. 

É preciso trocar a água algumas vezes. No dia seguinte, descarte a água do molho das carnes e do feijão. Coloque o feijão e as carnes demolhadas numa panela grande com água para cobrir, junte o louro e leve a fogo alto para ferver. 

Abaixe o fogo e cozinhe até o feijão quase amaciar, 1 1/2 hora  Acrescente o bacon, o paio, a linguiça e as costelas e continue cozinhando ate o feijão e as carnes ficarem macios, e o caldo levemente espesso, 40 minutos a uma hora mais.

À parte, coloque o óleo numa frigideira, em fogo médio, e refogue a cebola e o alho. Junte 2 ou 3 conchas de feijão e amasse com uma colher.

Despeje o refogado na panela da feijoada, tempere e com sal e pimenta a gosto. Deixe ferver por mais uns minutos, até ficar bem quente. Retire do fogo.

Tire as carnes da panela e corte em pedaços. Coloque numa travessa. Coloque o feijão numa tigela. Sirva a feijoada acompanhada de arroz branco, laranjas em gomos, molho de pimenta, couve refogada e para beber, caipirinha.


🔺Receita (III)


150 g de arroz
3 cebolas
6 dentes de alho
300 g de feijão preto
120 g de carne seca (melhor a dessalgada)
120 g de linguiça calabresa
120 g de paio
80 g de bacon defumado
2 un costelinha defumada (melhor a dessalgadaO
1 laranja
1 maço de couve
pimenta dedo de moça
buque garni – louro, tomilho e alecrim
azeite
açúcar de confeiteiro para finalizar
água (+/-) 3 litros

Preparo do Arroz:

Refogar o alho e a cebola bem picados em uma panela com azeite quente. Adicionar o arroz em seguida, colocar o sal e cobrir com água fervente. Abaixar o fogo e tampar, esperando secar.

Preparo da Feijoada:

Em uma panela de pressão, colocar o feijão em 1,5L de água fervente.
Dessalgar a carne seca cortando em cubos pequenos e aferventando por 3 vezes. Provar o sal. – Ou usar a dessalgada.

Dessalgar a costelinha defumada da mesma maneira. – Ou usar a dessalgada. Cortar a linguiça, o paio, o bacon (deixar uma pequena parte reservada) e adicionar, junto com as carnes que foram dessalgadas, na panela de pressão com o feijão. 

Adicionar ¾ de uma laranja cortada e um buquê garni. Levar à pressão por 35 minutos. Para temperar a feijoada, refogar alho e cebola em azeite e parte do bacon, adicionar parte do feijão e caldo, e reintroduzir na panela. Provar o sal.

Couve:


Saltear em azeite juntamente com um dente de alho. Levar ao forno em temperatura alta por 10 minutos, virando na metade do tempo e observando para não queimar.

*Sirva com Laranja bruleé (caramelizada no maçarico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário